Quem Somos

     

       A Coopenela (Cooperativa Agrícola Penela da Beira) foi fundada em 1997 por um grupo de produtores de castanha preocupados com a dificuldade de escoamento e anarquia na comercialização. Decidiram, então, associar-se e criar uma instituição com o objetivo de defender e valorizar a castanha da região, principalmente na sua variedade Martaínha, considerada de excelência e cuja produção na zona é, de acordo com os especialistas, uma das melhores de todo o mundo.

No início de 2018, a cooperativa contava com cerca de 400 cooperadores e foi reconhecida como Organização de Produtores de frutos de casca rija pelo Ministério da Agricultura.

 

 

 

Missão

Desenvolver e melhorar a rentabilidade para os produtores de frutos secos e das suas explorações e promover a valorização da comercialização e transformação destes produtos através do estabelecimento de unidades de recolha, tratamento, agregação, transformação e da sua colocação nos mercados mais rentáveis, baseada nas estruturas físicas e nos recursos humanos adequados para estes fins.

 

 

 

Visão

Levar a Coopenela, no espaço de oito anos, a ser a instituição nacional mais forte e de referência na área da produção e comercialização de frutos secos.

 

 

 

Valores

A Coopenela estabelece relações de confiança com todos os intervenientes na área dos frutos secos, nomeadamente fornecedores, clientes, cooperadores, instituições de ensino e de investigação, procurando a inteira satisfação destes e apostando em pessoas que aportem os valores em que acreditamos para o sucesso: o conhecimento, a experiência, a confiança, a qualidade, o rigor, a inovação e a investigação permanente.