História

História da Coopenela

 A Coopenela foi fundada em 1997, em Penela da Beira, por um grupo de produtores de castanha, preocupados com a dificuldade de escoamento e anarquia na sua comercialização. Em termos de produção, engloba todo o território nacional continental. A Coopenela receciona e comercializa, acima de tudo, Castanha, Amêndoa, Noz, Avelã e Alfarroba. História da Coopenela 

Decidiram, então, associar-se e criar uma instituição com o objetivo de defender e assim, valorizar a castanha da região, principalmente a sua variedade mais conhecida, a Martaínha. Considerada de excelência e que, de acordo com os especialistas, uma das melhores de todo o mundo. 

 

Fusão com a COFRAL

Em Agosto de 2018, concretizou-se a fusão da Coopenela com a “COFRAL – Cooperativa de Fruticultores do Alentejo, CRL”. Esta cooperativa desenvolveu a sua atividade no apoio a produtores de noz, amêndoa e alfarroba, tendo uma influência significativa na região de Beja e no Alto Alentejo, tendo cerca de 50 cooperantes associados. Com esta fusão, permitiu-nos, reforçar significativamente a presença no Alentejo, e assim, ajudar na colocação dos produtos no mercado dos frutos de casca rija.

No início de 2023, a Coopenela tinha cerca de 900 cooperadores. Somos ainda reconhecidos como Organização de Produtores de frutos de casca rija pelo Ministério da Agricultura.

 

Instalações

As instalações da Coopenela, em Penela da Beira, datam do ano 2000, tendo sido ampliadas em 2011, encontrando-se em bom estado de conservação e utilização.

O edifício atual tem aproximadamente 2400m2 de área coberta, a que se juntam 1800m2 de parque para viaturas e manobras de camiões e outros equipamentos.

As instalações da Coopenela estão divididas por secções distintas, às quais têm regulamentos internos e organização própria. As secções existentes são: a Organização de Produtores Florestais e a Organização de Produtores de Frutas e Hortícolas.

 

Frutos de casca rija

Estabelecemos relações de confiança com todos os intervenientes na área dos frutos de casca rija, nomeadamente fornecedores, clientes, cooperadores, instituições de ensino e de investigação. 

Em suma, procuramos a inteira satisfação destes, apostando em pessoas que aportem os valores em que acreditamos ser a chave para o sucesso. O conhecimento, a experiência, a confiança, a qualidade, o rigor, a inovação e a investigação permanente.

Entre em Contacto