Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal

O Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal, adiante designado de SAAF, é um serviço técnico especializado, que pretende prestar apoio e recomendações nas explorações agrícolas e florestais. Em parceria com a Confagri, a Coopenela desenvolveu este serviço junto dos seus cooperantes, pessoas singulares ou coletivas, que exerçam atividade agrícola ou que detenham espaços florestais.

O recurso ao SAAF é voluntário e efetua-se através da celebração de um contrato entre a entidade prestadora e o destinatário do serviço, tendo por objeto as áreas temáticas solicitadas pelo agricultor ou detentor de espaço florestal que sejam aplicáveis à sua exploração.

Este serviço de aconselhamento comporta duas fases – diagnóstico e plano de ação – e inclui a realização de, pelo menos, uma visita à exploração. O diagnóstico passa pela descrição da exploração com identificação das áreas temáticas objeto de aconselhamento, das desconformidades e das oportunidades detetadas, bem como a justificação da necessidade do serviço.

Por sua vez, o plano de ação inclui o conjunto de recomendações e medidas a implementar, entre elas as que visam corrigir as situações de não-conformidade identificadas na fase de diagnóstico.