Sobre Nós
A “Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, CRL” que designamos simplesmente por “Coopenela” está sediada em Penela da Beira, Penedono, mas a sua zona geográfica de produção engloba todo o território Nacional Continental. A cooperativa recepciona e comercializa os seguintes produtos: Castanha, Amêndoa, Noz e Avelã.
A Coopenela foi fundada em 1997 por um grupo de produtores de castanha preocupados com a dificuldade de escoamento e anarquia na comercialização. Decidiram, então, associar-se e criar uma instituição com o objetivo de defender e valorizar a castanha da região, principalmente na sua variedade Martaínha, considerada de excelência e cuja produção na zona é, de acordo com os especialistas, uma das melhores de todo o mundo.
Em Agosto de 2018 concretizou-se a fusão da Coopenela com a “COFRAL – Cooperativa de Fruticultores do Alentejo, CRL”. Esta cooperativa desenvolveu a sua atividade no apoio a produtores de noz, amêndoa e alfarroba, tendo uma influência significativa na região de Beja e no Alto Alentejo e tendo cerca de 50 cooperantes associados. A integração da COFRAL por incorporação na Coopenela permitiu que a Coopenela reforce significativamente a sua presença no Alentejo porque nessa área existem inúmeras instalações novas que ainda não têm estudado a colocação dos produtos no mercado e quando se perspetiva um bom aumento nas áreas e na produção.
No início de 2023, tinha cerca de 900 cooperadores e é reconhecida como Organização de Produtores de frutos de casca rija pelo Ministério da Agricultura.
As instalações desta cooperativa em Penela da Beira datam do ano 2000, tendo sido ampliadas em 2011 e encontrando-se em bom estado de conservação e de utilização.
O edifício atual tem aproximadamente 2400m2 de área coberta a que se juntam 1800 m2 de parque para viaturas e para manobras dos camiões e de outros equipamentos.
Estamos divididos por secções distintas, às quais têm regulamentos internos e organização própria. As secções existentes na Cooperativa são a Organização de Produtores Florestais e a Organização de Produtores de Frutas e Hortícolas.
Estabelecemos relações de confiança com todos os intervenientes na área dos frutos secos, nomeadamente fornecedores, clientes, cooperadores, instituições de ensino e de investigação, procurando a inteira satisfação destes e apostando em pessoas que aportem os valores em que acreditamos para o sucesso: o conhecimento, a experiência, a confiança, a qualidade, o rigor, a inovação e a investigação permanente.